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O que é marketing B2B

O marketing B2B fundamentalmente se refere às estratégias de marketing – digital ou offline – focadas em atender outras empresas e organizações. Qualquer empresa que vende produtos ou serviços para outros negócios trabalha com esse tipo de marketing primordialmente.

O marketing B2B atende às necessidades, interesses e desafios de indivíduos que estão fazendo compras em nome de, ou para, sua organização, fazendo da empresa o verdadeiro cliente.

De forma geral, o marketing B2B tende a ser mais informativo e objetivo do que o B2C, muito porque as decisões são tomadas mais com base no impacto financeiro da compra. A venda B2B, apesar de ser mais objetiva, acaba sendo mais longa. 

Isso acontece tanto por conta dos valores mais altos de compra, quanto pelo número de tomadores de decisão envolvidos, já que se trata de uma decisão muito mais significativa para a empresa que está comprando.

Criando uma Estratégia de Marketing B2B

A competição pela atenção dos leads e clientes é cada vez mais alta. Construir uma estratégia de B2B que entrega resultados requer planejamento, execução e gerenciamento cuidadosos.  

Na hora de pensar uma estratégia de marketing B2B, é preciso entender a importância dos canais de comunicação da sua marca, principalmente os canais digitais e como abordá-los totalmente com eficiência para alcançar exatamente o público que você pretende.

Para isso, é preciso ter muito bem definido seu público-alvo e persona, seu posicionamento enquanto empresa, os pontos fortes da sua solução, enfim, os diferenciais que podem fazer o cliente escolher a sua empresa e não o concorrente.  

Usando o marketing de conteúdo como fator de diferenciação

Os leads e clientes B2B são mais focados na expertise de quem está vendendo para eles, na informação e nas respostas que a empresa está trazendo na hora de vender suas soluções. Isso é o que realmente importa em uma venda B2B. Não à toa, 80% dos decisores em compras B2B preferem adquirir informações sobre uma solução através de conteúdo e não de um anúncio.

Faz sentido então usar o marketing de conteúdo – e o inbound marketing – como ferramentas mais importantes da sua estratégia digital de marketing B2B. O marketing de conteúdo agrega valor através da informação e educa o lead — exatamente o que os leads ou clientes B2B estão procurando. 

Checklists, whitepapers, relatórios do setor, webinars, estudos de caso, infográficos, blogposts, ebooks. Todos esses conteúdos são extremamente úteis para educar os possíveis compradores das suas soluções. A venda atualmente, principalmente no ambiente digital, depende desse fator de fornecer informações e preparar o lead para a decisão de compra.

A verdade é que você não consegue montar uma estratégia de marketing B2B a partir de um artigo de blog. A estratégia de marketing inteira precisa levar em conta como a sua empresa se desenvolveu e como ela atua, seu posicionamento, sua proposta única de valor, os recursos (financeiros, humanos e tecnológicos, para citar alguns) que você tem disponível para fazer marketing. 

Tudo isso precisa ser considerado na equação para que o investimento na criação da nova estratégia – principalmente no marketing digital – faça sentido e gere boas e reais oportunidades de negócio que se concretizem. 

Quer saber mais sobre estratégias de marketing B2B? Conte com a Like Leads e converse com nossos especialistas. Até a próxima!

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