O mercado de fintechs não para de crescer no Brasil e no mundo. Consolidar-se dentre tantas opções e variedades é um verdadeiro desafio e mostrar-se confiável é uma obrigação incontornável.
Para isso, há um tipo de investimento que não pode ser ignorado por gestores do setor: a contratação de uma assessoria de imprensa. Ter o respaldo de importantes canais de mídia e estar presente em veículos especializados é um diferencial estratégico.
Neste artigo, revelamos por quê.
Segundo o relatório Fintech, divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no ano passado, em 2023 a América Latina e Caribe chegou à marca de 3 mil fintechs, em 26 países.
O número representa um crescimento de 340% em relação às 703 empresas em 18 países que havia em 2017. O Brasil é o país da região com o maior número de empreendimentos do tipo: 24% do total, seguido pelo México (20%), Colômbia (13%) e Argentina (10%).
São muitos players, disputando um mesmo segmento de mercado. Portanto, diferenciar-se é fundamental!
Como fazer isso?
A confiança é um dos maiores, senão o maior, capital de uma empresa que atua no setor financeiro. Afinal, consumidores e investidores obrigatoriamente têm de acreditar na idoneidade e segurança dos serviços.
É aí que entra a assessoria de imprensa. Ela auxilia a fintech a conquistar credibilidade cada vez que a empresa é notícia em veículos respeitados do setor, como portais de economia, tecnologia e negócios.
Isso agrega valor e projeta a marca nas mentes e corações dos interessados em adquirir seus serviços. Dessa maneira, na batalha pela atenção das pessoas, uma das mais importantes do nosso tempo, a fintech com presença constante na mídia sai na frente.
É claro, de nada adianta sair nos mais importantes veículos de comunicação e não fazer a lição de casa. Transparência, honestidade e segurança devem ser obrigações inegociáveis.
À medida que a fintech aparece mais e mais na mídia, ela se torna referência quando o assunto for inovação financeira.
Com isso, aos poucos ela vai sendo lembrada por jornalistas quando há a necessidade de fontes sobre matérias do setor, em assuntos como open banking, criptomoedas, pagamentos digitais, investimentos etc.
Ou seja, os porta-vozes da empresa passam a ser admitidos como especialistas.
Assim, a fintech amplia sua presença midiática e se posiciona estrategicamente diante de seu público-alvo.
Lembre-se: o setor financeiro é um dos que mais sofrem regulação. Por isso, é preciso sempre muita atenção para se evitar qualquer erro.
Vazamento de dados, instabilidade na plataforma dos usuários, atendimento ruim etc. prejudicam de forma grave a reputação de uma fintech.
Nesse quesito, a atuação de uma assessoria de imprensa ocorre de duas formas. Primeiro, de maneira preventiva, ajudando a empresa a consolidar-se e ser respeitada antes que qualquer problema aconteça.
Além disso, caso uma crise seja deflagrada, a assessoria de imprensa oferece todo o suporte para que a comunicação ocorra de forma estratégica, objetiva e clara – transmitindo segurança e transparência ao público, de forma a minimizar os danos à reputação da fintech.
Estar na mídia, sob os olhares tanto de especialistas, como também de investidores e consumidores, amplia as oportunidades de negócio.
É da mente humana: a validação de um terceiro de renome atrai a nossa percepção positiva sobre o nosso assunto de interesse. Ou seja, sua empresa ganha em credibilidade, respaldo e respeito.
Mais visibilidade também pode render à fintech participações em feiras, painéis de discussão e demais eventos do setor financeiro – e, com isso, chegar à mesa novas oportunidades de negócio.
Sua empresa não conta ainda com uma assessoria de imprensa? Este é o momento para você investir e sair na frente, posicionando-se de forma estratégica no mercado.
A Like Leads ajuda a sua fintech a ser notícia e referência no setor. Temos uma equipe experiente no trato com a imprensa, criteriosa quanto aos assuntos com potencial de ser notícia e capaz de atrair ainda mais a atenção de quem interessa para a sua empresa.
Confira os nossos cases e veja como auxiliamos as empresas a construir autoridade no mercado.