Um dos investimentos mais acessíveis e recompensadores para fortalecer a presença de uma indústria no mercado é a contratação dos serviços de assessoria de imprensa.
A comunicação no segmento industrial é muitas vezes altamente especializada e exigente. Para isso, o posicionamento estratégico é fundamental para garantir o reconhecimento e a autoridade do setor junto à mídia – e, por consequência, na percepção do público.
A seguir, vamos apresentar quatro estratégias para que a sua indústria seja notícia e torne-se presença constante em veículos especializados e de projeção nacional.
A atividade industrial exige um tipo próprio de linguagem e abordagem de dados. Diferente de outros setores, que podem apostar em um jeito mais solto e mesmo irreverente de se expressar, nas indústrias é preferível ser mais formal.
Claro, o conteúdo não precisa ser sério e carrancudo como um relatório, mas demanda muita atenção aos detalhes e tecnicidades específicas sobre processos, inovações e impacto no mercado.
Jornalistas econômicos adoram números. Dados precisos, taxas, índices, resultados, percentuais etc. serão sempre muito bem-vindos.
Outro ponto: é importante entender que muitas vezes o que você acha relevante internamente em seu negócio não obrigatoriamente tem de ser considerado da mesma forma pela imprensa.
Uma equipe de assessoria de imprensa experiente com certeza vai ajudar você a identificar a informação que mais impacta como notícia.
Outra forma de chamar a atenção dos jornalistas para a sua indústria é dar a eles a sensação de que nela “as coisas sempre acontecem”.
Isso vai fazer com que a imprensa esteja mais disposta a notar os movimentos que você promove. Ou seja, faz ela entender que em sua empresa sempre há a possibilidade de algo ser notícia.
Para isso, além de sempre apoiar-se em números e dados precisos, compartilhe estudos de caso e promova pesquisas que demonstrem a eficácia dos seus produtos ou serviços na cadeia produtiva.
Outra maneira é posicionar-se como um entendedor de determinado assunto. A imprensa está sempre em busca de especialistas para comentar certos temas – e se mostrar disponível para entrevistas é um caminho muito recomendado.
Uma assessoria de imprensa hábil e experiente no trato com a imprensa é essencial para garantir que a indústria conquiste espaço na mídia.
A busca por fontes e por conteúdos relevantes e novos é uma constante no dia a dia das redações. O contato frequente faz com que aos poucos se construa um relacionamento baseado em confiança, credibilidade e respeito.
É também importante ressaltar que a imprensa trabalha com prazos bastante curtos, que muitas vezes beiram a urgência. É preciso que o porta-voz esteja pronto e não se incomode com solicitações de curtíssimo prazo.
Claro, o bom-senso permeia tudo e um jornalista qualificado também saberá reconhecer o tempo de cada um. Contar com uma assessoria de imprensa faz também com que estes pedidos já cheguem com um Norte e todo o processo seja mais objetivo e assertivo.
Feiras, convenções, reuniões e demais eventos do setor industrial são uma das principais e mais recompensadoras maneiras de fortalecer a presença da marca e estreitar laços com a imprensa.
Afinal, encontros como estes atraem muitos jornalistas especializados, ávidos por conhecer as novidades e tendências da indústria.
Além de estar fisicamente no evento, de circular entre os stands e participar da programação, é preciso integrar o mesmo ao planejamento estratégico de divulgação da empresa.
Releases antes, durante e depois do evento, coletivas de imprensa para o anúncio de novidades impactantes, participação em painéis e mesas redondas nos quais a imprensa estará presente são muito bem-vindos.
Uma assessoria de imprensa de qualidade certamente dará à indústria todo suporte necessário para organizar essa jornada.
Não tenha medo da imprensa! Uma relação bem-construída, pautada na confiança e na verdade, fará dela uma aliada da sua indústria. Mesmo em tempos de dominância das redes sociais, jornalistas sérios e veículos responsáveis são sinônimos de credibilidade.
A repercussão que uma boa inserção na mídia pode causar à sua indústria é muito grande. Aparecer em jornais, sites, programas de rádio, TV e podcasts oferece um salto de autoridade ao seu negócio.
A Like Leads ajuda a sua indústria a ser notícia e referência no setor. Nossa equipe é experiente no trato com a imprensa e sabe avaliar com precisão os assuntos com potencial de atrair os olhares da mídia.
Entre em contato, venha conversar conosco. Será um prazer atendê-lo e traçar uma estratégia conjunta para ampliar ainda mais o sucesso do seu empreendimento.