O jornalista Wesley Colpani chegou há 14 meses na Like Leads para duas missões: reestruturar nosso departamento de PR e fortalecer ainda mais a presença da empresa no mercado.
Neste tempo, tudo isso foi feito – e mais! Nosso PR ganhou um forte viés de assessoria de imprensa, firmamos ótimas relações com importantes veículos de nicho e da grande mídia, novos clientes chegaram e a própria Like Leads já foi assunto de canais como o Estadão e Startups.
O sucesso fez com que Colpani assumisse um novo desafio pessoal e profissional: tornar-se COO da empresa.
É a partir desta nova posição e de sua experiência com os mais diversos clientes e veículos que ele nos concedeu a entrevista abaixo. Nela, Colpani nos explica a importância do PR, como ele auxilia os negócios e de que forma a reputação midiática de uma empresa é construída aos olhos da imprensa.
Leia e compartilhe.
O PR hoje é fundamental para a estratégia de consolidação da reputação de uma marca.
Hoje sabemos que uma marca bem posicionada perante o seu público e o mercado tem vantagens ao negociar com potenciais clientes, com fundos de investimentos etc.
E um bom posicionamento não é comunicar qualquer coisa. Demanda estratégia e planejamento.
Nossa atuação é justamente focada no planejamento estratégico. Vamos a fundo para entender o que o cliente faz, qual o seu objetivo e por que ele precisa de posicionamento. Tudo é feito a partir dessa análise.
Por exemplo, se um cliente está em busca de investimentos, vamos elaborar todo um planejamento de pautas e conteúdos já pensados para veículos de imprensa que conversam frequentemente com fundos de investimentos.
Se o cliente almeja reputação, vamos organizar a estratégia para que ele chegue às mídias de nicho do seu setor e, em seguida, até a grande imprensa.
Este é o nosso grande diferencial: ir a fundo, entender as necessidades e traçar o que é preciso ser feito para se chegar aos resultados que o cliente deseja.
Hoje o PR, principalmente o focado em assessoria de imprensa, é para todas as empresas, independente de tamanho, de ser B2B, B2C etc.
Obviamente, vai depender muito da maturidade do negócio para se conseguir bons resultados na mídia.
Um negócio que acabou de sair do papel, que começou a operar agora, tende a ter maior dificuldade para ser aceito na grande imprensa, por exemplo. Inicialmente, será preciso focar na imprensa especializada – que, nessa fase, é o que a empresa precisa.
Se uma empresa trabalha com seguros, ela precisa primeiro falar com a imprensa que cobre seguros, para começar a se posicionar como referência e autoridade dentro do mercado em que atua. Depois disso, sim, é feito o trabalho com a grande imprensa, focado na consolidação do todo: consumidores, investidores e novos clientes.
Por isso, considero que todas as empresas precisam de PR com foco em assessoria de imprensa. Mas, é necessário ter bem claro que existe um processo de educação: o cliente tem de entender qual é o momento da sua empresa para não se frustrar.
Para chegar aos grandes veículos, é o que nós brincamos: precisa ser feito um trabalho de formiguinha, subir uma escada, com um passo de cada vez. Não podemos pular ciclos: vamos construir uma reputação sólida, um posicionamento de autoridade da marca e dos executivos e depois buscar mais.
A união entre marketing e assessoria de imprensa já é uma realidade. Esses serviços já são feitos de forma conjunta, na maioria das vezes, pois há várias frentes de atuação.
A partir de uma notícia que saiu em um veículo relevante, o marketing pode produzir conteúdos orgânicos para as redes sociais e para o site, redigir artigos para o blog da empresa etc. É uma forma de validação que o marketing vai explorar na divulgação.
Por isso, marketing e PR precisam ser integrados. Não à toa, hoje, 90% das interfaces que cuidam das agências de PR são gestores de marketing.
Mas, cada um, claro, dentro da sua incumbência: o marketing direciona para a geração de leads e o PR para a reputação.
Por meio da reputação, o marketing consegue fazer um trabalho de consolidação dos leads qualificados, vendas estratégicas, posicionamento em campanhas e conteúdos orgânicos alinhados ao que a empresa busca. Em sentido inverso, é com a ajuda do marketing bem-feito que o PR consegue apresentar uma marca forte à imprensa.
O pós-notícia pode ser trabalhado em três frentes principais: comercial, marketing orgânico e campanhas pagas.
Em apresentações comerciais, por exemplo, você pode mostrar como o seu produto ou serviço foi validado pela imprensa especializada, ou mesmo por grandes veículos.
Além disso, ainda no comercial, você pode utilizar as saídas na imprensa de forma alinhada e estratégica com o seu pitch de vendas, com as suas negociações.
No marketing, você pode explorar o que foi notícia nas redes sociais, no site, trazer backlinks, repercutir, fazer barulho, trazendo esse fluxo para o seu site e aumentando os acessos.
Já no tráfego pago, é possível destacar o que foi notícia em determinado veículo e organizar uma campanha para captação de leads.
A união entre Inteligência Artificial e PR já é uma realidade. A IA certamente deu mais agilidade e assertividade à produção de conteúdo. Porém, existe uma linha.
Embora a Inteligência Artificial seja sim uma aliada e seja utilizada cada vez mais, é importante destacar que uma boa agência de PR, como é o caso da Like Leads, tem um olhar humano. Existe o papel do editor.
Eu posso solicitar ajuda a alguma ferramenta de IA para elaborar um conteúdo, porém, nada supera a visão do profissional que irá trabalhar sobre o que foi sugerido, repensar, reorganizar, alinhar com o estilo de redação jornalística etc. para dar a forma final ao material.
Veículos diferentes têm preferências que só um profissional com olhar treinado sabe identificar.
Então, reforçando, Inteligência Artificial e PR podem andar juntos. Mas o olhar humano é essencial.
A repercussão de uma matéria na mídia, seja ela em um veículo especializado ou na grande imprensa, amplia e fortalece a autoridade do seu negócio. Afinal, jornalistas sérios e veículos responsáveis são sinônimos de credibilidade.
Entre em contato e nos conte suas necessidades e objetivos. Vamos traçar um plano estratégico para a sua empresa ser notícia.