Hoje em dia, não há escolha. Ocupe o seu espaço digital, antes que o seu concorrente o faça por você. Existem muitas estratégias para se posicionar bem neste novo universo. Uma das mais assertivas é por meio do marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo é uma estratégia inerente ao Inbound Marketing e que foca no desenvolvimento de conteúdos voltados para o seu público-alvo. Por meio disso, podemos educar melhor os consumidores sobre a melhor maneira de utilizar o produto ou contratar um serviço.
Para as empresas SaaS ou Startups, essa estratégia faz ainda mais sentido, porque muitas das soluções apresentadas por essas empresas envolvem tecnologias disruptivas. Ou seja, o público, antes de fechar negócio, seja no mercado B2B ou B2C, precisa reconhecer que existe um problema e descobrir que existe uma solução para isso.
No marketing de conteúdo, os temas são elaborados de acordo com o conhecimento da persona, que nada mais é do que a personificação do público-alvo. Compreendendo seus problemas e expectativas, podemos desenvolver um conteúdo interessante e assertivo para o consumidor.
É importante reforçar que o Inbound Marketing se trata de atrair a atenção do consumidor e prepará-lo para uma possível abordagem comercial no momento em que ele esteja maduro para isso.
Neste processo, é preciso pensar em diferentes conteúdos, conforme cada etapa, entre elas, a fase de atração, com artigos de qualidade para o Blog da sua empresa e a fase de conversão, quando um material rico é elaborado para aquele potencial cliente avançar para a próxima fase. Tudo deve ser pensado de forma organizada.
Existem diversas razões que tornam o marketing de conteúdo a melhor estratégia para muitas empresas. Para começar, o custo de investimento é baixo, comparado com os meios tradicionais.
Além disso, temos o fato de ser uma estratégia com efeito constante. Assim, você estabelece uma relação de confiança e credibilidade com o seu cliente. Isso é construído de forma articulada, com conteúdo de qualidade e desenvolvido para engajar o consumidor.
Todo o processo é feito de forma sutil. Por exemplo, se a empresa SaaS oferece soluções tecnológicas na área de logística, é importante atrair o público interessado neste assunto por meio de artigos que falem deste mercado. Por exemplo, artigos sobre tendências, entrevistas com representantes de grandes empresas, oportunidades de qualificação dos profissionais, entre outros assuntos.
Com o tempo, é possível segmentar cada vez mais os conteúdos para abordar as vantagens de utilizar as soluções tecnológicas da área. Entre elas, o produto ou serviço que a sua empresa oferece, mostrando vantagens como, por exemplo, a economia de tempo ou de outros recursos.
É importante reforçar que os resultados não aparecem do dia para noite, mas eles são bastante sólidos. Se a estratégia for desenvolvida de forma correta e assertiva, sua empresa não irá demorar para colher os frutos das suas ações de marketing de conteúdo. E sempre analise as métricas correspondentes à estratégia escolhida. Se for conteúdo para blog, observe as visitas, o tempo médio, a taxa de rejeição da página, entre outros indicadores. Se for um e-book, quantas pessoas já se cadastraram?
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