Tendências de marketing B2B para a área da saúde

por | Marketing B2B | 0 Comentários

Os profissionais de marketing de saúde têm um trabalho desafiador pela frente: captar as tendências de marketing B2B para a área de saúde e ao mesmo tempo lidar com o ambiente de incerteza e instabilidade que o COVID-19 criou. 

Localmente, nacionalmente e globalmente, estes serão os 2 grandes desafios os próximos anos e a transformação digital terá um papel ainda maior nessas mudanças. Neste artigo, vamos te ajudar a entender por que isso faz diferença para o marketing B2B na área da saúde.

Teleatendimento é foco para marketing da saúde

As empresas da área da saúde – assim como todos os outros setores – estão passando por grandes mudanças por conta da pandemia. O atendimento aos pacientes teve que ser modificado à força por conta da necessidade do isolamento social e também por conta do atendimento aos pacientes de COVID-19. 

Nesse sentido, o teleatendimento se tornou uma ferramenta não só viável, como extremamente atrativa para as empresas da saúde. Ele será ainda mais utilizado pelo setor da saúde e mudará significativamente a forma como as organizações médicas atenderão os clientes em 2021.

Experiência do usuário é diferencial

A experiência do usuário (UX) no setor da saúde será vista como um forte diferencial no marketing B2B do setor, tanto no espaço físico quanto no ambiente digital. UX no site deve ser um fator de atenção dos profissionais de marketing da saúde. 

Em outras palavras, é preciso criar experiências que não gerem dificuldades para pacientes de todos os tipos e também para os profissionais da saúde que estão em contato com a sua marca. Um site que carrega rápido, que seja fácil de usar e encontrar e esteja acessível em todos os dispositivos e plataformas.

Do ponto de vista do espaço físico, também é preciso criar uma experiência do usuário bem pensada para o ambiente físico para os casos de atendimentos presenciais, principalmente no que se refere aos protocolos de segurança com relação ao COVID-19.

Inteligência Artificial na otimização de processos

A IA pode ser aplicada além das análises laboratoriais e de exames. Os processos administrativos, financeiros, de relacionamento com o cliente, relacionamento com fornecedores e parceiros B2B, enfim, todos os processos não relacionados à saúde diretamente, podem se beneficiar das ferramentas de Inteligência Artificial. 

Reputação da marca vai ser ainda mais importante

A reputação da marca sempre teve um papel importante para o setor da saúde. Mas, em 2021, veremos as empresas buscando fazer um trabalho muito mais profundo de marketing de conteúdo e marketing de forma geral para otimizar a percepção dos clientes com relação às suas marcas.

Nesse sentido, a reputação online da marca será muito importante para o sucesso da sua empresa em 2021. E como conseguir isso? Duas ideias são um trabalho maior da presença da sua marca nas redes sociais e a utilização das avaliações de clientes na web em seu site, por exemplo. 

Marketing de Conteúdo se tornará regra 

A tendência que já começou nos últimos anos vai ganhar muita força em 2021 e se tornará o padrão do marketing do setor da saúde. O marketing de conteúdo será parte fundamental do trabalho do profissional de marketing da área de healthcare.

Criar conteúdo educacional, confiável e informativo para atender à demanda dos usuários finais e também dos parceiros e fornecedores da sua empresa será um ponto-chave para o marketing de saúde em 2021. 

Conteúdo de vídeo, podcasts, webinars, infográficos, ebooks, PDFs, relatórios, estudos. Todo o tipo de conteúdo será importante para ampliar as possibilidades de atendimento e de respostas às dúvidas dos clientes e fornecedores.

Essas tendências de marketing de saúde para 2021 são apenas apontamentos de caminhos que a healthcare provavelmente vai seguir com a transformação digital como motor dessas mudanças. 

O fato é que esse primeiro ano da década será de grandes novidades para o setor. Veremos grandes alterações na forma de trabalho e na dinâmica do mercado e os profissionais de marketing precisam estar atentos a essas mudanças.

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