A importância da construção de autoridade no mercado B2B

Ninguém gosta de ter alguém mandando você fazer algo. E é exatamente essa a premissa básica para as ações de sucesso de marketing, principalmente no âmbito digital e para empresas que trabalham no mercado B2B. Os leads são impulsionados a se tornarem clientes com base no quanto eles são informados e educados pela sua marca. Ele não quer ser interrompido com aquele discurso imperativo dizendo: “nós temos a solução com o melhor custo-benefício” ou “nossa solução é o que você precisa para voltar a vender na pandemia”.

Por mais especial que a sua solução seja, por mais resultados positivos que ela realmente traga, a construção de autoridade não se dá por meio de anúncios apenas ou de posts nas redes sociais falando apenas da sua marca, da sua solução ou da sua empresa.

Anúncios são importantes. Divulgar sua empresa é importante. Mas para construir autoridade é preciso olhar para os desafios dos seus leads e clientes primeiramente. É preciso entender quais dores eles têm, como o seu produto/serviço pode resolver essas dores e direcionar seu discurso de vendas para a resolução desse ou desses problemas.

E uma das melhores formas de direcionar o discurso de vendas para a resolução de problemas e desafios do cliente é por meio do marketing de conteúdo. Um conteúdo personalizado, relevante e que gere engajamento nos leads e clientes é capaz de aumentar as vendas e construir sua autoridade no mercado B2B.

Faça Marketing de Conteúdo. Mas faça mesmo

Embora o conteúdo relevante e de qualidade seja fundamental para o envolvimento do público, muitas empresas geram blogs, landing pages, newsletters simplesmente para vender ou apenas como uma forma de divulgar o nome da empresa e as soluções.

Você pode até me perguntar: mas esse não é o grande objetivo de todos os negócios? Vender mais? Sim, mas essa perspectiva é fechada e não ajuda a sua empresa B2B a desenvolver conteúdo realmente relevante que construa uma autoridade para a sua marca e gere um fluxo sustentável de vendas.

Como a construção de autoridade faz diferença?

Ter autoridade sobre a marca significa que os consumidores se sentirão confiantes de que a sua empresa sabe o que está fazendo e, portanto, de que o dinheiro deles será bem gasto comprando o seu produto/serviço.

Os consumidores querem saber se eles podem confiar na sua empresa – seja por confiar em sua experiência, na sua capacidade de criar um produto/serviço de qualidade, ou na capacidade de oferecer uma experiência de usuário única e personalizada.

O fato é que a autoridade da sua marca é um marco que sua empresa alcança após meses de trabalho árduo e consistência na construção da sua reputação online. Não existe uma história de “ganhe autoridade da noite para o dia”. Em vez disso, você precisa ter paciência e manter uma estratégia bem elaborada para ganhar seu título de especialista do seu setor.

O ponto mais sólido para conseguir essa autoridade: conteúdo. O marketing de conteúdo é uma maneira objetiva e produtiva de construir sua autoridade online, mas apenas se você tiver um plano bem estruturado desde o começo. E nisso nós podemos te ajudar. Vamos conversar sobre isso? Até a próxima!