As tendências de marketing B2B para 2021

por | Marketing B2B | 0 Comentários

Nos últimos anos, o marketing B2B passou por grandes mudanças. Profissionais de marketing alteraram seu foco em cold calls para estratégias de marketing de conteúdo digital e táticas de otimização de SEO para atrair novos clientes para seus  negócios.

O fato é que a transformação digital vem mudando nossa realidade há alguns anos, principalmente em 2020 com a pandemia. O mundo, cada vez mais conectado, se comunica e faz negócios de forma cada vez mais dinâmica e o marketing tem forte influência sobre essa mudança.

Isso é ainda mais importante para empresas que trabalham com o marketing B2B, que exige ainda mais diferenciação já que na maioria das vezes vendem produtos/serviços que se diferenciam mais pelo preço, prazo de entrega e outros atributos mais logísticos do que pela marca em si.

É nesse sentido que analisar as tendências de marketing B2B para 2021 pode te colocar à frente da concorrência na hora de desenhar a estratégia de marketing. E analisá-las é ainda mais importante atualmente com a velocidade da informação e com a mudança de comportamento dos consumidores.

Adaptabilidade é essencial em 2021

Um dos principais ensinamentos que a incerteza de 2020 trouxe para os profissionais de marketing foi sobre como é difícil fazer um planejamento. Todos se viram confrontados com suas empresas lidando com os perigos de curto prazo e pensando em um crescimento sustentável em um futuro incerto.

Os hábitos de consumo mudaram bastante, alguns para sempre, outros apenas durante a pandemia. Por isso, a adaptabilidade é algo essencial para os planos de 2021. Em vez de fazer planos mais rígidos e segui-los à risca, é melhor testar uma abordagem mais flexível de planejamento de marketing, tanto digital quanto físico.

Para isso, vale a pena se acostumar com algumas coisas:

  • Pivotar estratégias, projetos, ideias e todo o resto.
  • Rever como você gera e entrega valor.
  • Ficar por dentro das tendências o tempo todo, não só aos finais de ano.
  • Analisar o que é útil dessas tendências.
  • Tomar decisões rapidamente.

As tendências de marketing B2B para 2021

Continuando um padrão dos anos anteriores, 2021 verá a evolução contínua de muitas tendências de marketing B2B dos últimos anos. Separamos uma lista de 5 tendências de marketing B2B que você pode e deve considerar no seu planejamento.

1- Marketing de Conteúdo

Vamos começar com a principal tendência que já é uma realidade para muitas empresas de marketing B2B. Para 2021, a grande questão do marketing de conteúdo é: com tanto barulho no ambiente digital, como fazer para a sua empresa se destacar?

O mais interessante é que essa pergunta serve tanto para empresas que estão cogitando começar um projeto de marketing de conteúdo em 2021, quanto para as empresas que já estão executando um plano desses.

E a resposta para essa pergunta é clara: estudar ainda mais seu posicionamento. É nele que estão as respostas. O que torna a sua marca única? Como ela conversa com os clientes? Como ela gostaria de conversar melhor com eles? O que seus funcionários podem ensinar sobre seu produto/serviço? O que pode ser útil e relevante para quem já comprou algo da sua marca e também para quem não comprou ainda?

Eu sei, essas são perguntas que te fazem o tempo todo quando você fala de otimizar seu marketing ou de mudar sua estratégia de marketing B2B. No entanto, são perguntas essenciais para ampliar o escopo do marketing de conteúdo que sua empresa pode trabalhar.

2- Conteúdo interativo

Dentro do marketing de conteúdo, outra grande tendência para o marketing B2B surge: conteúdos interativos. Essa é a grande onda de 2021, motivada em grande parte pelo enorme crescimento das lives em 2020, durante a pandemia, e também pela evolução das tecnologias para criação de vídeos com smartphones.

Não à toa o TikTok se tornou um dos apps mais baixados de 2020 nas lojas de aplicativos. Esse aplicativo vem se mostrando uma poderosa ferramenta de produção de conteúdo digital para as empresas. Algumas delas já estão lá, postando vídeos diariamente e gerando engajamento com todo tipo de público.

E vale lembrar: se você acha que a sua marca não tem conexão com redes sociais como o Instagram e o TikTok, é melhor rever esse conceito: o nível de atenção dos usuários de internet atualmente é de 8 segundos, de acordo com um estudo da Microsoft.

É aí que o conteúdo interativo pode auxiliar a sua empresa a reter o lead ou cliente. Vídeos engajam mais que textos corridos. Conteúdos com quizes e perguntas também. Crie conteúdos com um storytelling atrativo e provoque seu público com perguntas inteligentes.

3- Chatbots

Sim, os robôs de conversação que já estão atuando em boa parte das operações de empresas B2B e até mesmo empresas que conversam com consumidores finais como, por exemplo, companhias de telefonia.

No entanto, boa parte desses chatbots ainda escrevem ou falam de forma extremamente robótica e sem contexto. A programação deles, muitas vezes, não atende ao propósito da implementação da tecnologia.

Nem por isso são pouco utilizados: 67% dos consumidores no mundo afirmaram que usaram um sistema de chatbot em 2019. Eles de fato são necessários para eliminar a demora em respostas simples que os clientes precisam na hora.

Mas a ciência de desenvolvimento de chatbots ainda vai evoluir em 2021, principalmente no que se refere ao contexto conversacional criado pelos UX Writers. Com isso, sua empresa vai conseguir oferecer experiências de usuário mais bem estruturadas. É importante considerar os chatbots na sua estratégia para 2021.

4- Marketing de pesquisa por voz

Estima-se que o número de pesquisas feitas por voz chegue a 5 bilhões em 2021 e aumente para 6,4 bi no ano 2022. Quando os dispositivos de voz foram originalmente criados, eles eram usados para listas de supermercados e notas. No entanto, os consumidores agora estão usando pesquisas por voz para reproduzir músicas favoritas, fazer perguntas simples para o Google e obter instruções como receitas ou dicas para arrumar algo em casa.

Existem grandes oportunidades nessas buscas feitas por voz, pois elas fornecem mais informações sobre os consumidores, suas necessidades e sobre como eles fazem perguntas relativas a essas necessidades.

É extremamente importante garantir que sua empresa está pronta e possui as ferramentas necessárias para competir com sucesso com outras empresas usando esta ferramenta de tecnologia avançada. Coloque isso no seu planejamento de marketing digital B2B para 2021.

5- Inteligência Artificial no marketing B2B

Não dava para deixar a IA de fora dessa lista. É quase impossível subestimar o impacto que a Inteligência Artificial está tendo e vai ter ainda mais em nossas vidas em 2021. Alguns especialistas já afirmam que estamos vivendo a 4ª revolução industrial e isso trará mudanças tão abrangentes quanto o advento da mecanização, produção em massa e automação das outras revoluções.

No que se refere ao marketing, poucas empresas estão realmente usando IA para esse fim, ainda menos quando falamos do cenário brasileiro. No entanto, ⅔ dos profissionais de marketing B2B no mundo estão atualmente planejando, avaliando e implementando iniciativas de IA para marketing e vendas.

Vale a pena estudar mais sobre Inteligência Artificial e aprofundar seus esforços nesse sentido. A IA não vai substituir profissionais, mas sim torná-los mais eficientes e inteligentes em escala, oferecendo melhores insights, análises mais rápidas e simplificando tarefas rotineiras.

Agora que você já viu as principais tendências de marketing B2B para 2021, é preciso entender um ponto essencial do marketing: a única constante nessa área é a mudança. Existem muitas outras tecnologias, ferramentas e conceitos que vão aparecer neste ano e que não apareceram nesta lista, mas você já tem algumas coisas para observar, estudar e se planejar.

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