Como empresas de saúde podem usar as mídias digitais a seu favor

Mídias digitais e empresas do setor da saúde são uma combinação poderosa. Blogs, canais de vídeos e as redes sociais se tornaram importantes recursos para os profissionais de marketing desse setor e não apenas para se comunicar com millennials.

Hoje, boa parte dos adultos e idosos já utiliza as tecnologias digitais para buscar e compartilhar informações relativas à saúde deles.

É fato que vivemos em uma era em que a transformação digital colocou a internet como o principal recurso para busca de informações e para a comunicação em geral, principalmente agora com a pandemia.

Por isso, é extremamente necessário construir uma reputação digital adequada para aproveitar todas as oportunidades que a internet pode oferecer. Nesse sentido, as mídias digitais, as redes sociais, têm um papel importante para criar uma consciência de marca.

Mídias digitais ajudam na construção de reputação da marca

As redes sociais representam um fenômeno global com bilhões de usuários em todo o mundo. É hoje a principal forma como as pessoas se comunicam, trocam informações, fotos, experiências, opiniões. As redes sociais tornaram-se assim uma valiosa ferramenta de marketing também para as empresas da saúde.

E elas auxiliam consideravelmente na construção de uma reputação da marca, por meio de um relacionamento construído usando canais de comunicação digitais nas redes sociais, no site e outras plataformas digitais.

A reputação online desempenha um papel determinante no estabelecimento e manutenção de um relacionamento com os pacientes atuais ou potenciais. Aumentar o número de pessoas que interagem direta ou indiretamente com essa empresa leva a uma maior visibilidade da marca e promoção digital eficaz.

Além disso, é fundamental que o número total de comentários positivos no ambiente online supere o de comentários negativos. Construir uma boa reputação online também contribui para uma comunicação fácil e transparente da organização com os pacientes. Eles desejam se comunicar facilmente e obter uma resposta rápida da empresa.

Em relação ao sistema de saúde, a reputação desempenha um papel crucial, pois pode influenciar o processo médico e o comportamento dos pacientes, e a atitude em relação ao tratamento ou ao médico.

Isso porque os pacientes constroem um conjunto de expectativas a partir do que sabem sobre a sua empresa, de informações recebidas de outros clientes, ou mesmo com base na imagem construída pela empresa e percebida por esses clientes.

E a Internet só amplificou esse fenômeno de clientes/pacientes mais exigentes. Por ser uma fonte inesgotável de informações, muitos pacientes/clientes já chegam com dados mais aprofundados para discutir tudo isso com os profissionais.

A priori, isso é bastante preocupante já que pode gerar um senso de desconfiança bem grande com o profissional da saúde caso a opinião ou argumentos médicos sejam contrários à visão do paciente.

No entanto, isso também pode ser usado a favor da empresa. Imagine usar a caixa de perguntas do Instagram para abrir espaço para perguntas relativas ao atendimento médico ou a doenças específicas como o Câncer de Mama no Outubro Rosa, por exemplo?

É uma forma bem interessante de engajar o seu público nas redes sociais e diminuir o questionamento sobre os médicos e outros profissionais da área da saúde. Promover webinars e lives frequentemente para responder às principais dúvidas do público também é outra boa opção para se conectar com ele.

Hoje, o comportamento dos pacientes e dos profissionais de saúde são totalmente diferentes. É necessário que ambas as partes se adaptem a essa mudança para melhorar seu relacionamento e alcançar os melhores resultados.

Para finalizar o assunto, é importante deixar claro que combinar mídias digitais e saúde pode ser bastante desafiador. Mas o uso dessas plataformas e ferramentas digitais nesse setor também apresenta novas e incríveis oportunidades.

As mídias digitais são ótimas plataformas para compartilhar informações importantes sobre saúde. Elas também são um espaço importante para realizar pesquisas e obter insights em tempo real sobre as necessidades dos leads e clientes. Mais importante, as mídias digitais representam um importante canal para fornecer suporte aos clientes de maneira ágil e prática.