Transformação digital na área da saúde: um caminho sem volta

por | Like Leads Saúde | 0 Comentários

A transformação digital na área da saúde começou há alguns anos, mas com a pandemia tomou uma proporção que praticamente nenhum analista ou especialista da área havia previsto.

Ela está ampliando a abordagem de saúde com foco total no paciente e nas necessidades individuais deles. Além disso, ajudará os profissionais de saúde a otimizar as operações, entender o que o paciente precisa, aumentar a fidelização de clientes e a confiança na sua marca, além de oferecer uma melhor experiência ao usuário.

Mas acompanhar todas as mudanças promovidas pela transformação digital na área de saúde é um trabalho bastante difícil. Por isso, vale a pena começar ele selecionando algumas tecnologias que valem a pena investir primeiramente para se adaptar à era digital.

O que isso significa exatamente? Alguns exemplos são o trabalho de marketing de conteúdo e inbound marketing, processos de negócios atualizados e mais dinâmicos por conta do ambiente digital e conectado, além de canais de comunicação mais integrados e ágeis.

A transformação digital na área das saúde é realmente um caminho sem volta?

O setor farmacêutico e da saúde ficaram para trás quando se trata de implementar estratégias digitais. De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela Digital Authority Partners, apenas 7% das empresas de saúde e farmacêuticas disseram que se tornaram digitais, em comparação com 15% das empresas de outros setores.

Felizmente, a diferença não é tão grande. Isso significa que ainda dá tempo de correr atrás do tempo perdido e começar a adaptação à era digital, com uma mudança para uma mentalidade mais flexível e aberta aos riscos da inovação.

O fato é que graças à tecnologia, os pacientes recebem um tratamento melhor com ferramentas de realidade virtual, dispositivos médicos vestíveis, atendimento de telessaúde, tratamentos mais precisos com o uso integrado de Inteligência Artificial no consultório, entre outras tantas soluções.

E isso não afeta apenas os pacientes: os médicos também podem se beneficiar do uso de inovações tecnológicas para agilizar seus fluxos de trabalho usando ferramentas de alta tecnologia, que integram novidades que vão de inteligência artificial à nanotecnologia.

A transformação digital na área da saúde é um caminho sem volta, de fato. É a introdução de tecnologias digitais na realidade dos profissionais de saúde não para substituí-los, mas sim para auxiliá-los na criação de novas formas de atendimento, novos tratamentos mais eficazes e uma nova experiência para o paciente/cliente como um todo.

Trata-se de tornar comum a utilização de análise de dados médicos para a identificação de padrões no desenvolvimento das doenças e em como gerar novos tratamentos. Trata-se da digitalização de prontuários médicos com acesso mais facilitado às informações. A transformação digital na saúde envolve tudo isso e muito mais.

No entanto, a transformação digital na área de saúde não se trata apenas de evoluções tecnológicas. É sobre os desafios que precisamos enfrentar na área da saúde em todo o ecossistema e todos os aspectos, a inovação e a construção de um futuro de saúde viável, aproveitando todas essas tecnologias e fontes gigantescas de dados para criar o novo formato de trabalho healthcare.

Os desafios para a construção desse futuro da área da saúde com a transformação digital

De fato, existem uma série de desafios. Custos de operação, o envelhecimento da população em geral, as novas expectativas dos clientes/pacientes por conta do acesso à informação na web, as circunstâncias difíceis em que médicos, enfermeiras e profissionais de saúde em geral precisam trabalhar, principalmente agora com a pandemia de COVID-19.

Esses são apenas alguns dos problemas que já existem atualmente. Novos problemas começarão a ser ampliados por conta do uso das soluções digitais como, por exemplo, a segurança, privacidade e conformidade dos dados pessoais dos pacientes, um tema bastante abordado pela LGPD.

A digitalização crescente e o foco nos dados na transformação digital e nas iniciativas de saúde conectadas não serão esquecidos pelos criminosos e por empresas que querem usar esses dados para vender seus produtos.

Há também o desafio de tornar os cuidados com a saúde dos pacientes ainda melhores. Afinal, o setor da saúde trabalha por eles e para eles. E nesse sentido, vemos evoluções incríveis graças às novas tecnologias digitais.

Soluções de Inteligência Artificial para detecção de problemas em exames, para a criação de novos tratamentos, modelos computacionais ultra avançados que testam novos remédios apenas usando aprendizado de máquina, cirurgias utilizando braços robóticos, telemedicina, entre tantas outras inovações.

Implementação de tecnologias digitais não pode esquecer o lado humano

A transformação digital não tem volta, mas isso não quer dizer que pode ser implementada de qualquer forma. É preciso encontrar um equilíbrio entre processos relativos ao atendimento de pacientes/clientes orientado por dados e um atendimento mais humanizado.

Não podemos transformar a área da saúde em algo super digitalizado com uma incompatibilidade entre a necessidade de dados e a eficiência (custos) de um lado e o toque humano do cuidado de outro.

A saúde precisa de uma abordagem holística e todos os profissionais de saúde sabem muito bem que as doenças não podem ser dissociadas dos aspectos psicológicos e das necessidades humanas.

Nas narrativas sobre a transformação digital e a adoção da Internet das Coisas na área da saúde, frequentemente ouvimos sobre novos modelos de negócios, envolvimento do cliente, economia de custos, análise de dados e assim por diante. No entanto, raramente ouvimos sobre esta dimensão humana.

Em resumo, é preciso investir tanto em um planejamento para implementar a transformação digital na sua empresa quanto pensar na atuação de especialistas na dimensão humana do atendimento e em como a tecnologia vai afetar diretamente a relação entre os profissionais da saúde e os pacientes/clientes.

O fato é que a transformação digital é um processo contínuo e novas tendências estão surgindo no setor de saúde a cada dia que passa. Quando você busca a transformação digital na área de saúde, precisa pensar além da tecnologia necessária para impulsionar a inovação.

Com essa nova perspectiva, vale a pena alterar a visão de eficiência e eficácia financeira da empresa da saúde para um entendimento mais completo do que significa implementar novas tecnologias na operação de uma empresa no setor de healthcare.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *