Marketing saúde: por onde começar?

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Trabalhar o marketing para a sua clínica ou hospital particular, para um plano de saúde, um médico especialista, ou até mesmo para uma startup é muito importante. Isso porque mesmo que você seja o melhor profissional da sua área ou ter os melhores equipamentos, se você não promover seus serviços, ninguém vai te conhecer.

E saber exatamente por onde começar a fazer um planejamento de marketing para a sua empresa no setor da saúde pode ser um desafio grande. Criar buyer personas, planejamento de marketing de conteúdo, pesquisas de palavras-chave, entre muitos outros pontos fazem parte da criação dessa estratégia.

No artigo de hoje, vamos apresentar alguns caminhos para ajudar você a construir sua estratégia de marketing para a área da saúde.

Healthcare Marketing está crescendo

A maior parte das grandes empresas do setor já entendeu a importância de trabalhar o marketing para ampliar seu alcance de comunicação. Não à toa, essas empresas estimaram um investimento próximo dos US$ 35 bilhões em anúncios apenas em 2020 no mundo todo.

Esse é o orçamento separado para campanhas de anúncios apenas. Isso não inclui, por exemplo, o orçamento para marketing digital orgânico e campanhas de marketing offline que ainda possuem sua importância.

Marketing Saúde: por onde começar?

Antes de apontarmos ações práticas, vale a pena ressaltar: não faça ações de marketing de forma desordenada, ao acaso. Uma postagem de blog aqui, uma campanha de anúncio digital ali, um post no Instagram e depois ficar dias sem postar mais nada. Isso não ajudará você a alcançar as pessoas que realmente precisam de você.

 

Defina seu público-alvo e buyer persona

Esse é um dos primeiros e mais importantes pontos, definir muito bem com quem você quer conversar. Isso é especialmente válido para o marketing digital, mas é importante também para o marketing offline.

Falar com todo mundo é o melhor caminho para falar com ninguém. É preciso entender dois pontos:

Seu público-alvo: o grupo mais amplo de pessoas com quem você vai conversar e para quem você vai criar conteúdo.

Suas buyer personas: um grupo mais selecionado de pessoas que engajam mais com a sua marca e têm mais chances de se tornarem clientes do seu negócio.

Monte um bom website

Ter um site da sua empresa é importantíssimo para centralizar suas informações oficiais e direcionar leads e clientes para utilizá-lo como Ferramenta de consulta de dados.

Dentro do site, sua empresa pode conduzir muitas pesquisas de alta qualidade e descobrir o que exatamente o seu público precisa. Isso ajuda a inovar na criação de novos serviços e na otimização do atendimento ao cliente.

Defina seus objetivos de marketing e KPIs

Ao planejar sua estratégia de marketing,  é necessário documentar suas metas e  indicadores-chave de desempenho (KPIs). Infelizmente, muitas empresas de saúde digital olham para métricas que não estão vinculadas a resultados.

Se sua equipe de marketing está empolgada com o alto tráfego que está chegando ao site, mas não está vinculando essa métrica a um objetivo de negócios, esses dados não são totalmente utilizáveis. O ideal é rastrear o tráfego do site para avaliar como ele se transforma em leads ou vendas.

Estruture seu marketing de conteúdo e planeje seu SEO

Não adianta nada ter um site sem conteúdo e sem um trabalho profundo de SEO. É preciso trabalhar o marketing de conteúdo que faça sentido para o seu público-alvo e buyer persona e estudar as melhores palavras-chave e processos de SEO. Com isso, você otimiza o site da sua empresa para os mecanismos de busca.

Quer se aprofundar sobre todas estas questões e melhorar o posicionamento digital da sua empresa? Conte com os especialistas da Like Leads Saúde. Até a próxima!

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