O setor da saúde está entre os mais sensíveis quando o assunto é produção de conteúdo. Trata-se, no geral, de uma área com carência de conteúdos que realmente entreguem valor antes da venda de uma solução.
E o conteúdo tem justamente esse propósito: resolver problemas e desafios do seu público-alvo e buyer persona antes de vender seu produto/serviço. Educar é o primeiro passo, só depois conversar com o lead buscando efetivar uma venda.
Na verdade, conteúdo é importante para qualquer empresa, de qualquer setor. No caso das organizações de saúde, ele representa um grande fator de diferenciação de mercado, já que o número de empresas da área investindo efetivamente nisso ainda é pequeno se comparado a outros setores.
Além disso, segundo David Feinberg, o vice-presidente do Google Health, em 2019, cerca de 7% de todas as buscas diárias do Google eram relacionadas a assuntos da saúde. Parece pouco, mas são mais de 1 bilhão de buscas diárias. Isso tudo antes da pandemia de COVID-19 estourar em 2020, gerando um aumento nas pesquisas relacionadas à doença.
O fato é que uma estratégia de conteúdo bem estruturada deveria estar no centro de qualquer esforço de marketing da sua empresa de saúde. Mas vamos além: vamos apresentar outros fatores que comprovam o porquê do conteúdo ser importante para empresas deste setor.
De forma geral, trabalhar com marketing envolve um trabalho intenso e misto entre muitas iniciativas de uma vez, tentando executá-las com sucesso. Além disso, uma série de hipóteses sobre o comportamento das pessoas – que precisam ser testadas constantemente. Por fim, e muito trabalho duro de análise dos resultados e replanejamento das ações.
No caso do marketing da área da saúde particularmente, as nuances e considerações específicas do setor exigem decisões ainda mais baseadas em dados e uma abordagem multifacetada de marketing.
Isso porque existem grupos bastante diversos de leads, clientes com diferentes desafios e problemas a serem resolvidos. É preciso antes de tudo mapear essas peculiaridades dos grupos e desenhar experiências de usuário baseadas nisso.
Além disso, é preciso lidar com variadas frentes do marketing como aquisição de clientes, fidelização dos usuários do seu serviço ou consumidores dos produtos, alcance da marca e dos conteúdos compartilhados, análise de resultados. A lista é enorme e consome um bom tempo da equipe de marketing.
Mas vamos à algumas das razões:
Marketing de conteúdo gera conhecimento e reconhecimento de marca. Sem marketing de conteúdo é necessário investir milhões de reais em campanhas de anúncios durante anos apenas para conseguir se destacar.
Além de ser um trabalho extremamente caro no que se refere ao investimento, anúncios sozinhos não geram engajamento real e duradouro, apenas momentâneo.
Isso significa que você não precisa investir nada em anúncios offline ou digitais? Não significa. Investa em anúncios por uma série de outras razões como aumento do tráfego e do alcance dos conteúdos e das campanhas, entre outros fatores. Mas ele não deve ser o centro das suas ações de marketing. É o conteúdo que precisa ser o centro da estratégia.
Quando a sua empresa da área da saúde trabalha o marketing de conteúdo oe o inbound marketing com qualidade, um fenômeno começa a acontecer: a sua marca começa a se tornar uma autoridade na área.
Sem marketing de conteúdo algumas empresas já conseguiram se tornar autoridades no setor da saúde apenas com a experiência prática de atuação e anos de existência. No entanto, esse fator já não é um diferencial no novo cenário em que o digital possui uma importância gigante na experiência dos leads e clientes com as marcas.
O marketing de conteúdo gera efeitos fortes na mente do público em geral. É com ele que empresas pequenas e médias da área da saúde podem começar a se destacar no mercado. É com ele que grandes empresas iniciam uma reestruturação de suas estratégias de marketing e uma atuação muito mais eficaz no ambiente digital.
Você até pode comentar que empresas pequenas que se apoiam apenas no marketing de conteúdo não entregam valor real, afinal, não possuem a experiência necessária apra atuar no setor da saúde. No entanto, a realidade do mercado é diferente e hoje os clientes esperam muito mais das marcas além de qualidade no serviço/produto.
Eles esperam um atendimento diferenciado, que seja realmente personalizado e humano. E isso tudo com a velocidade da internet e das mídias sociais. O novo público consumidor quer mais agilidade e gastar menos tempo resolvendo os problemas que possuem de saúde.
Por isso, gerar conteúdo relevante é criar um canal de conversa direto com esse novo público. E por novo não nos referimos apenas aos millennials ou geração Z. Hoje, até mesmo as gerações mais antigas esperam dinamicidade no atendimento e usar ferramentas digitais para agilizar os processos de saúde.
Ações de e-mail marketing, webinars e outros tipos de conteúdo geram engajamento com o seu público-alvo e com seus clientes e ajudam diretamente na melhoria da comunicação com eles.
Isso cria um senso de conexão muito forte nos clientes e ajuda na fidelização deles. Outra razão crucial para produzir conteúdo, já que quanto mais transparente for a relação com os seus leads e clientes, mais a confiança deles aumenta com relação à sua marca e seus produtos/serviços.
Em resumo, os consumidores de empresas de saúde estão recorrendo a conteúdos relevantes e confiáveis para ajudá-los a compreender melhor os temas de interesse e resolver dores específicas que possuem.
Com a produção de conteúdo, sua empresa cria canais de comunicação mais eficazes e objetivos que ajudam seus leads e clientes e criam autoridade e engajamento com o público.
Isso gera conexão com os clientes e realmente ajuda eles. O futuro da saúde está em ter um ecossistema de marketing – tanto digital quanto offline – conectado com os reais interesses do público, que produza conteúdos confiáveis e relevantes. Isso é o que de fato gera oportunidades de negócio e crescimento no longo prazo para a sua empresa de saúde.
Conte sempre com a Like Leads para ficar por dentro das principais tendências de mercado. Entenda como as soluções de conteúdo e estratégias digitais da Like Leads Saúde podem fazer diferença para sua empresa. Até a próxima!