Se comunicar bem é importante para absolutamente todas as áreas, mas para a saúde, essa boa comunicação tem um peso ainda maior. Isso porque a comunicação tem importância com o cliente estando em atendimento ou não e também antes mesmo de ele se tornar um cliente.
A comunicação de uma empresa de healthcare costuma acontecer de 3 formas: internamente; entre os hospitais, clínicas e outras unidades da empresa; e com o público que pode se tornar cliente da marca.
Neste artigo, vamos discutir a importância da comunicação fora do âmbito do atendimento clínico. Em outras palavras, vamos mostrar porque é importante que sua marca se comunique bem também fora do consultório médico.
A comunicação para promoção de serviços de saúde deve ser feita com muita atenção. O marketing de comunicação – tanto digital quanto offline – nesse setor é necessário. Principalmente em uma perspectiva de relações públicas, sem excluir a perspectiva de publicidade e propaganda.
A questão é que, com a ampliação do mercado de serviços do setor de saúde e um maior número de concorrentes – inclusive de startups de healthcare – cada vez mais inovadores, o marketing de comunicação se tornou um ponto essencial do trabalho dessas empresas.
Como se diferenciar em um setor em que diversos players oferecem serviços de saúde, que aparentemente não são tão diferentes entre si? Por meio da comunicação e da criação de canais de vendas e de relacionamento totalmente digitais e acessíveis ao cliente ou ao público-alvo, mas sem esquecer o ambiente offline.
O marketing de conteúdo entra aqui como uma ferramenta importante para tirar dúvidas e informar muito bem o cliente. Ebooks, infográficos, vídeos – curtos e longos – webinars, enfim, toda uma gama de materiais que podem ser usados para auxiliar os clientes no pré-atendimento, no atendimento e no pós-atendimento e também no convencimento na hora do discurso de vendas do consultor da empresa.
As redes sociais também podem ser usadas para levantar discussões relevantes e trazer informações relativas ao atendimento e às melhorias que a empresa promove para o atendimento de seus pacientes. Além disso, podem criar um maior engajamento com o público por meio de posts mais humanizados.
Tudo isso é usado pela equipe de marketing para trabalhar a comunicação da empresa com foco em gerar uma conexão muito maior do público-alvo e dos clientes com a marca e criar mais valor para ela.
Uma boa comunicação tem como foco justamente a criação de valor na área da saúde. Uma comunicação transparente, objetiva, mas que também emocione o público-alvo gera conexão com a marca e cria uma percepção de valor diferenciada para quem está cogitando se tornar cliente da sua empresa e também para quem já é.
Não se trata de um elitismo do serviço de saúde. Trata-se de mostrar que sendo cliente da sua empresa, ele ou ela terá um excelente atendimento, um serviço médico e emergencial de alta qualidade e a certeza de que está protegido considerando sua saúde e a de sua família.
Criar valor por meio da comunicação em saúde não é um objetivo errado por parte dos serviços de healthcare, é uma maneira de se posicionar de forma diferente da concorrência. É uma maneira de se destacar no setor da saúde.
Quer se aprofundar nestas estratégias? Conte com a equipe da Like Leads Saúde. Aguardamos o seu contato. Até a próxima!