Como gerar leads qualificados na sua estratégia de marketing digital

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Gerar leads qualificados é importante para qualquer empresa que pretenda se posicionar de forma assertiva no mundo digital. Afinal, isso pode diferenciá-la do seu concorrente e levar o seu negócio a outro patamar.

Neste artigo vamos ver como fazer isso. Mas antes, vamos apenas confirmar: você sabe o que são leads qualificados?

Como gerar leads qualificados

Os leads qualificados são os potenciais clientes que estão realmente interessados no seu produto ou serviço. E são fundamentais para o aumento das oportunidades de vendas, tão importante para o sucesso de um negócio.

Eles estão presentes em uma estratégia de funil de vendas, a qual faz parte do inbound marketing, metodologia utilizada para a atração de contatos por meio de conteúdos de qualidade que ajudarão a guiar potenciais clientes durante a jornada de compra.

É o famoso marketing de conteúdo, produzido internamente e em sintonia com os valores da sua empresa. E não tem segredo. É só programar e elaborar conteúdos interessantes que chamem a atenção e despertem o interesse em saber mais sobre o serviço que você desenvolve.

Ao entrar em um site, o cliente não faz a compra do produto imediatamente e, possivelmente, ele é atraído pelo conteúdo. E é exatamente a partir desse momento, que ele se torna um lead, ou seja, um potencial cliente da loja.

Definição da persona

Para gerar leads qualificados é preciso também de um estudo detalhado de persona, pois isso é o que te permitirá identificar os conteúdos que façam sentido para a sua audiência.

Vale lembrar que para definir a sua persona, você deve levar em consideração quais são as dores, os sonhos, os projetos dos seus clientes. E, assim, conseguirá saber como o seu produto ou serviço pode ajudar a amenizar as dores dela ou levá-la à realização de seu sonho.

Se você tem um produto lançado no mercado ou está desenvolvendo um novo produto, é fundamental conhecer de forma profunda os seus clientes. Isso é importante para otimizar os resultados e criar conteúdo de marketing mais assertivo.

Apenas sabendo quem é o público que a sua marca pretende alcançar, com quem ela quer se comunicar ou quem ela pretende entreter e converter, será possível produzir materiais que realmente sejam interessantes a ponto de atraí-la até você

Materiais ricos       

Outra forma interessante de gerar leads qualificados é disponibilizando os chamados materiais ricos, gratuitamente. Materiais ricos nada mais são do que um e-book, infográfico, uma aula em vídeo ensinando como fazer algo, enfim, um material que agregue conhecimento para a sua persona.

Mais uma vez, a empresa precisa identificar e gerar informações que façam sentido para a audiência. A proposta é incentivar o seu lead para baixar esse material mediante a digitação do próprio e-mail ou do WhatsApp. Desta forma, você dá um passo a mais na direção da proximidade com ele.

Account-Based Marketing

Outra estratégia de abordagem no mundo digital é o ABM (Account-Based Marketing). Focada em contas pré-definidas, esta ação tem como objetivo selecionar primeiro quem são os potenciais clientes para então realizar campanhas, atrair e se relacionar com eles.

Em outras palavras, você escolhe quem gostaria de ter entre a sua cartela de clientes e, então, monta toda a sua estratégia direcionada especificamente para esse cliente. É claro que você precisa estudá-lo e conhecê-lo bem. Segundo uma pesquisa do Altera Group, 97% dos participantes disseram que essa tática trouxe um ROI(retorno sobre o investimento) maior do que outras formas de marketing.

O ABM reduz o ciclo de vendas e ajuda a equipe a interagir com os potenciais clientes com uma abordagem bem mais elaborada. Então, a sua comunicação deve ser personalizada e focar na solução que o seu produto oferece para aliviar a dor daquele cliente específico.

Vamos conversar?

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