Fake news e infodemia: por que o conteúdo nunca foi tão importante para sua empresa

A internet revolucionou a comunicação humana, isso é um fato inquestionável. Especialmente depois da criação das redes sociais e da popularização dos dispositivos móveis, a divulgação e o compartilhamento de informação se disseminaram de forma incrível.

Em 2015, por exemplo, alcançamos a marca de termos criado, em 2013 e 2014, a mesma quantidade de dados produzida em toda a história da humanidade.

A quantidade de dados que produzimos é imensa. A estimativa para 2020 é de 35 trilhões de gigabytes (350 zettabytes) produzidos. No Brasil, esse número pode chegar a 1,6 bi de gigabytes.

Detalhe, a produção de dados no mundo dobra a cada dois anos. Toda essa informação gerou um excesso de conteúdo – criando um grande problema conhecido como infodemia – e um espaço aberto para a disseminação de fake news.

Isso ficou mais claro com a manipulação feita pelos candidatos à presidência nas eleições norte-americanas de 2016 e em vários outros casos ao redor do mundo. Diante desses problemas enormes que ainda não têm uma solução clara, é possível perceber uma grande certeza: conteúdo relevante nunca foi tão importante.

Conteúdo relevante

Criar conteúdo é uma tarefa essencial do profissional de marketing do século 21. Não tem como pensar em uma estratégia digital que não envolva marketing de conteúdo, ainda mais depois do que estamos passando com a pandemia.

Cada vez mais pessoas estão acessando as redes sociais e a web em busca de informações úteis que respondam suas dúvidas, que ensinem coisas novas e que ajudem a gerar novos resultados em suas vidas.

E no mar da infodemia, aprender a lidar com a informação e como reconhecer o que é verdadeiro e o que é falso é um ponto importantíssimo dessa nova realidade. O mundo digital se encheu de gurus que não possuem experiência e nem sequer têm certeza do que ensinam. A internet virou um oceano de especialistas que não são especialistas.

Isso é um perigo gigantesco para a população. E se engana a empresa que pensa que isso não afeta os resultados dela. A disseminação de notícias falsas criou um ambiente hostil também para as marcas.

Os usuários não sabem mais no que acreditar e estão constantemente em dúvida sobre as soluções para os problemas e desafios que elas vivem. A internet, que era para ser um espaço de colaboração e compartilhamento de informações, virou um espaço de mentiras e dúvidas.

Nesse sentido, o conteúdo relevante – bem como um posicionamento transparente e humano da sua marca – são pontos-chave do sucesso da sua empresa na web.

Não se trata mais de compartilhar aquele conteúdo que vai causar um alvoroço na internet, que vai viralizar sem propósito. A sua marca precisa ter em mente que a produção de conteúdo deve ter total foco em informar e educar o lead ou o cliente.

Não que isso não fosse importante antes dessa crise de fake news e infodemia, mas agora ganhou uma importância ainda maior. E para desenvolver conteúdo relevante é imprescindível que a equipe de marketing da sua empresa entenda a fundo os desafios e as dores do público-alvo e persona que a sua empresa pretende vender.

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