A transformação digital provocou uma grande revolução e a pandemia acelerou ainda mais esse processo. Agora, mais do que nunca, a comunicação se tornou digital e seus leads e clientes buscam mais dinamicidade e praticidade no relacionamento com a sua empresa da área da saúde.
Mas qual a ligação com se tornar uma empresa com autoridade na área da saúde? Bom, se tornar uma autoridade é um processo bem diferente hoje do que era no passado.
Para se tornar uma autoridade atualmente, é imprescindível ter uma estratégia muito bem delineada de marketing de conteúdo e inbound marketing. É preciso definir os objetivos com a produção de conteúdo muito claros para toda a equipe e a empresa de uma forma geral.
Isso porque criar uma estratégia de conteúdo do zero para uma empresa na área da saúde é um processo complexo e que exige muito tempo e dedicação da equipe de marketing. Por isso, tudo precisa estar bem afinado e bem configurado para que o projeto comece com o pé direito.
Mas vamos falar antes sobre a importância de se tornar uma empresa autoridade no setor da saúde.
No setor da saúde, historicamente, as empresas operavam com o controle da experiência do usuário. O profissional da saúde dizia ao paciente/cliente: ‘Vá aqui, faça isso, vá ver um especialista X” e as pessoas obedeciam a esses direcionamentos.
Com a chegada da internet e a expansão dos meios de comunicação, das mídias sociais e do compartilhamento intenso de conteúdo, as coisas mudaram um pouco.
A questão é que com o acesso maciço à informação, os pacientes/clientes chegam muito mais preparados para entender problemas de saúde que possuem e como efetivamente tratá-los. Isso gera uma necessidade de reformulação da experiência do consumidor e também de uma reformulação na autoridade da empresa em fornecer sempre as melhores e mais confiáveis informações ao cliente.
O lead ou cliente possui acesso às informações na web. Não dá para oferecer apenas o que já está lá, aquele conteúdo pasteurizado, que não gera relevância e novos pontos de vista para a discussão de um determinado tema da área da saúde.
É preciso ir além. É preciso pensar no consumidor e como o consumidor. Tire o foco da sua marca e foque nos seus leads e clientes. Entenda de fato suas necessidades, seus medos, desafios, problemas e dores relevantes para o seu setor.
Defina em quais desses problemas e necessidades sua empresa pode focar a atenção e comece a atuar com eles no mercado. Produza conteúdo realmente diferenciado, relevante, dinâmico e que gere conexão real com o seu público.
Isso é bastante relevante no começo do projeto de marketing de conteúdo da sua empresa. O motivo? Você provavelmente não possui tantos seguidores da sua marca ou, se possui, eles ainda não estão tão engajados com sua marca.
Fique tranquilo, no começo o engajamento não vai ser gigantesco, e isso é completamente normal. O conteúdo relevante e dinâmico – vídeos e lives, por exemplo – vão atrair esse público. Mas lembre-se, é preciso compartilhar conteúdo autêntico e que faça diferença na vida deles.
Compartilhar mais do mesmo não é relevante. Mesmo temas iniciais, que servem mais para um trabalho de SEO – principalmente quando falamos de blog – precisam ser escritos com autenticidade. Eles precisam apresentar novos pontos de vista e novos argumentos, além do que já foi escrito por outras empresas e profissionais da área da saúde.
O processo não é simples, mas existe. É claro que não estamos falando de um passo a passo, trata-se de uma conjunção de esforços de marketing – principalmente do digital – para que sua empresa se torne autoridade no setor de healthcare.
E quais são esses esforços? Criação de conteúdo é um deles, como já falamos acima. No entanto, é preciso também planejar muito bem o trabalho de inbound marketing para criar jornadas ideais para os leads e para os clientes da sua empresa.
O lead precisa participar de 1 webinar, fazer o download de 2 ebooks e responder um formulário de interesse de contato direto sobre um serviço para só assim se tornar um cliente da sua empresa? Essa pode ser uma possibilidade, mas é preciso ficar claro que não existe um único caminho para efetivar seu lead como cliente.
Por isso, falamos em jornadas ideais. É possível criar um caminho ideal para o seu lead e ir entendendo, com base nas interações desses leads, em quais pontos do funil de conteúdo suas hipóteses estão certas e em quais pontos é necessário mudar a tática de atuação, já que você encontrou gargalos de engajamento e interação.
Simplicidade é a chave para uma boa estratégia de conteúdo e inbound marketing. Não tente abraçar o mundo e resolver todos os problemas do seu público de uma só vez. Vá construindo sua estratégia de marketing aos poucos e depois de algum tempo de trabalho, você terá resultados mais expressivos.
É preciso entender que uma mensagem complicada não se conectará com os seus leads e clientes e tornará mais difícil atraí-los e também de gerar a autoridade que você busca para a sua empresa.