A concorrência acirrada e ciclos de vendas muitas vezes longos fazem com que a atração, nutrição e conversão de leads qualificados seja um grande desafio para as empresas de tecnologia.
Para que esse desafio seja encarado e superado, é preciso planejamento, estratégia e constância. A soma dessas três variáveis pavimenta o caminho para que o quadro de clientes da sua empresa avance cada vez mais.
Neste artigo, listamos algumas das melhores práticas para se gerar leads de qualidade e manejá-los até a conversão.
Para que as conversões aumentem, é fundamental atingir e atrair o público certo. Não dá para atirar para todos os lados. Sua empresa deve entender a fundo o que oferece, selecionar para quem isso será útil e focar em captar a atenção deste grupo.
Nesta fase de atração, algumas estratégias de marketing digital se destacam:
. Marketing de conteúdo: produza com frequência conteúdos de relevância, como artigos para blogs, cases, webinares, ebooks etc. Tenha também um site vistoso, uma verdadeira central de conteúdo e referência no segmento. Assim, você cativa seu público a procurar as suas soluções e, aos poucos, torna-se referência.
. Práticas de SEO (Search Engine Optimization): otimize o seu site, artigos e demais conteúdos com palavras-chave interessantes aos algoritmos de mecanismos de busca. Dessa maneira, você garante mais visibilidade e tráfego orgânico.
. Campanhas pagas: investir em campanhas pagas, seja em Google Ads, Meta Ads ou LinkedIn Ads, é uma excelente maneira de focar ainda mais em seu público-alvo e alcançar tomadores de decisão de forma ainda mais precisa.
. Redes sociais: além de ampliar a visibilidade da sua marca, manter atualizações constantes nas redes sociais fortalece sua autoridade, abre canais de negociação e são um excelente espaço de interação com o público.
. Parcerias estratégicas: empresas de tecnologia estão sempre atentas às tendências de mercado e de comportamento. Essa vanguarda abre portas para a colaboração com stakeholders e outras empresas, com soluções complementares.
Atrair leads interessantes é a primeira etapa. Agora, é crucial nutri-los com conteúdo para que as chances de conversão aumentem.
Para isso, algumas estratégias devem ser incluídas:
. E-mail marketing personalizado: o uso do correio eletrônico continua sendo um ótimo canal para a nutrição de leads. Crie newsletters, fluxos de email e também disparos pontuais pensados para as diferentes etapas do funil de vendas.
. Eventos presenciais e online: nada como o contato pessoal para angariar confiança e respeito dos clientes. Por isso, mantenha uma agenda de eventos, tanto presenciais, quanto online. Isso humaniza a relação, aproxima necessidades e cria a empatia necessária para um bom desfecho dos negócios.
. Conteúdos avançados: o mundo da tecnologia tem especificidades que geram interesse em stakeholders que buscam materiais técnicos e aprofundados. Ofereça este tipo de conteúdo, em especial para os leads mais próximos da decisão de compra.
Leads captados e nutridos, agora vem a fase final: transformá-los em clientes. Isso é feito com uma abordagem de vendas assertiva, embasada com o máximo de informações possível para impactar e conquistar o cliente.
Existem alguns caminhos para isso:
. Lead scoring: classifique os leads tendo como base o nível de engajamento de cada um deles, considerando também o quanto estão dispostos a adquirir as suas soluções.
Dê prioridade aos mais qualificados na hora de agendar as reuniões – no entanto, jamais subestime um lead. A indecisão de hoje pode se refletir em um acordo mais forte e consolidado no futuro.
. Personalização: apresente propostas personalizadas, adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. Cada reunião é única. Ouça com atenção e busque entender exatamente o que o outro deseja. Foque na solução que o seu cliente precisa – e não apenas nos serviços que você entrega. Um meio-termo entre ambos resulta em negócios firmados.
. Depoimentos e provas sociais: contar com o reforço positivo de terceiros é de grande relevância para que sua empresa seja vista com mais autoridade e poder de influência. Portanto, tenha sempre em mãos cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos.
. Follow-up estratégico: depois de qualquer contato, mantenha um acompanhamento ativo do lead, dispondo-se sempre a esclarecer dúvidas, reforçando os diferenciais de sua oferta.
Em boa parte das vezes, o fechamento de um contrato é um processo longo, que requer disponibilidade e resiliência.
. Time de vendas afiado: uma equipe de vendas treinada, motivada e ciente das soluções que é capaz de oferecer compreende melhor as dores dos clientes e é assertiva nas apresentações e reuniões.
Primar por soluções que impactam o mercado e que resolvem dores é crucial para angariar leads e clientes. No entanto, isso não é tudo, principalmente para as empresas de tecnologia.
Hoje em dia é muito difícil liderar apenas pelas soluções práticas que o seu negócio oferece. A concorrência é acirrada e o que é novidade hoje, no instante seguinte já passa a ser conhecido e logo corriqueiro.
Para se consolidar no mercado, é preciso que não só as soluções sejam de primeira ordem, mas que também tudo o que as cerca seja pensado e diferenciado.
Marketing, atendimento, vendas, pós-venda, suporte e inovação devem trabalhar em sintonia, destacando-se da concorrência. Todas essas frentes têm de ser afinadas ao máximo, para que cada uma delas também faça a diferença no seu negócio.
Estruturar a captação, nutrição e conversão de leads demanda energia, estudo e especialização para se compreender a fundo as diversas ferramentas de marketing digital – e como aplicá-las da melhor forma possível em cada segmento de mercado.
Aqui na Like Leads unimos experiência e conhecimento no trato diário das necessidades do marketing B2B. Auxiliamos você a planejar e executar estratégias, com foco em resultados práticos.
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