É preciso estudar bem o seu público-alvo e persona na hora de conquistar leads com o marketing digital para a sua empresa farmacêutica, hospital particular, health tech ou empresa da área da saúde.
Isso porque nem todo mundo que está na internet é adequado para comprar sua solução de saúde. E tendo uma boa noção do marketing, você sabe que anunciar ou apresentar sua solução para as pessoas que não precisam dela não funciona.
Ao contrário, você busca aplicar estratégias que gerem leads qualificados. Em outras palavras, você quer conquistar clientes potenciais cujas características correspondem às do comprador ideal da sua empresa, definido no seu planejamento de buyer personas.
Você quer encontrar e conversar diretamente com administradores de hospitais, gerentes de serviços de saúde e proprietários de clínicas privadas, alguns exemplos do que você provavelmente considera um lead qualificado. Isso porque são influenciadores ou tomadores de decisão na compra de soluções de saúde.
É preciso ficar claro que nenhuma empresa está livre do processo de geração de leads – das pequenas às grandes empresas – baseadas em produtos como farmacêuticas ou em serviços como hospitais particulares -, todas precisam trabalhar com a geração de possíveis clientes.
Por isso, separamos algumas ideias ideias para a sua equipe de marketing digital colocar em prática com o objetivo de gerar mais leads qualificados para sua empresa. E o melhor de tudo, as estratégias podem ser operacionalizadas – pelo menos por um tempo – de forma orgânica, ou seja, é possível ativar essas estratégias sem um investimento tão pesado em anúncios logo de cara.
E isso é ótimo pelo menos para iniciar a estratégia de geração de leads através do ambiente digital sem ter que pagar para anunciar seus serviços digitalmente. É claro que em algum momento sua estratégia precisa englobar investimentos em anúncios, mas é possível fazer um trabalho orgânico mais sustentável no início.
Vamos começar com o primeiro e mais importante ponto: a criação de conteúdo estratégico e relevante. Publicar conteúdo para atrair seus leads qualificados é a melhor solução para atraí-los ao site da sua empresa.
Esse conteúdo normalmente está na forma de postagens de blog, e-books, vídeos, infográficos, whitepapers, entre muitas outras opções, que respondem às dúvidas e medos mais comuns das personas definidas pela equipe de marketing.
Ajude-os a resolver um desafio ou um problema que possuem, eduque-os de forma objetiva, sem vender sua solução e isso posicionará sua empresa como um recurso útil para os seus leads. Dessa forma, sua marca será lembrada na hora de comprar uma solução que você vende.
Parece uma estratégia não muito atrativa para empresas do setor, mas o e-mail marketing durante anos foi uma mídia bastante pertinente para ações de marketing digital em basicamente todos os setores.
Trata-se de uma mídia que gera resultados, especialmente se você é uma empresa que conversa com um público B2B. No entanto, ela é uma mídia útil também para conversar com o público B2C. É importante que os e-mails marketing enviados sejam bem estruturados, escritos e estejam incorporados em uma estratégia de inbound marketing bem pensada.
Engana-se quem acredita que lives são muito informais para empresas de saúde. Especialmente depois da pandemia, a realização de lives e webinars se tornou algo comum e muito útil para o público, já que estamos em isolamento social.
Webinars e lives permitem que a sua empresa compartilhe informações com as pessoas em tempo real por meio de vídeo. Você pode usar o webinar como uma ferramenta para divulgar novas soluções ou informações específicas sobre atendimentos durante a pandemia, por exemplo.
Para hospedar um webinar, você pode tanto realizar os eventos com profissionais da própria empresa ou fazendo parcerias com influenciadores do seu setor. Isso lhe dará credibilidade e, assim, atrairá mais leads qualificados da base dele ou dela inclusive.
Outro ponto importante é fazer uma sessão de perguntas e respostas no final do webinar ou live. O mais legal dessa ideia é fazer uma personalização da live de acordo com o estilo de trabalho da sua marca. Com isso, a apresentação gera uma conexão mais forte com o seu público.
Uma landing page mal estruturada pode ser o motivo de você não gerar leads qualificados de forma constante e no número que espera. Trabalhar melhor o copy – as técnicas de escrita e persuasão do marketing digital – pode ser uma boa ideia para deixar a argumentação mais focada no cliente.
A própria forma como os elementos da sua página estão posicionados pode estar ligeiramente errada do ponto de vista da experiência do usuário. Você pode analisar outras landing pages dos concorrentes para verificar o que é possível usar como elementos da sua LP e melhorar a partir daí.
Procure testar diferentes elementos de seu design para ver o que funciona melhor na sua landing page. Faça testes A/B, por exemplo, para experimentar CTAs (Call to Actions) com textos diferentes ou uma variação de cores.
Estudos têm mostrado que o LinkedIn é uma das principais redes sociais para a geração de leads B2B. Portanto, é uma rede atrativa para gerar leads qualificados para a sua empresa de saúde se esse for seu público.
A ideia é gerar conteúdo na sua página do LinkedIn e começar a gerar conversas com o público da rede. Outro bom caminho é selecionar alguns perfis dos principais profissionais da empresa e começar a estruturar uma estratégia de geração de conteúdos nos perfis deles.
Além disso, vale a pena incentivar os funcionários da sua empresa a compartilharem o conteúdo da marca no LinkedIn gerando backlinks para o seu site, por exemplo.
Não adianta nada escrever conteúdos com ótima argumentação e dados importantes do mercado se o SEO não foi bem trabalhado. Sem SEO, os artigos e outras informações da sua empresa não serão encontrados pelos motores de busca e, portanto, não serão apresentados ao seu público-alvo. É preciso fazer um trabalho intenso de SEO on-page e off-page, e também nos conteúdos que a sua marca compartilha.
A grande questão é que gerar leads qualificados é uma das tarefas mais importantes de qualquer profissional de marketing e isso também é verdade para empresas do setor da saúde. As ideias listadas acima são todas parte de uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing muito mais ampla.
O inbound marketing envolve a criação de um conteúdo valioso para os visitantes do seu site e o uso desse conteúdo para ficar em contato com aqueles que se converteram em leads qualificados.
Estruturar isso tudo de forma isolada ou até mesmo com poucos profissionais pode ser extremamente desafiador, monitorar os dados então é algo complexo. Planejar e criar em conjunto com uma agência de conteúdo e estratégia digital é uma opção neste cenário.
Entenda como as soluções da Like Leads Saúde podem ajudar a sua empresa em toda essa jornada. Vamos conversar sobre isso? Até a próxma!